Dia Mundial do rádio 2019

Enquanto ferramenta de comunicação, o rádio foi um marco no modo em que as pessoas se comunicavam e levavam informações, militares ou civis, ao redor do mundo.

Passados, então, os períodos de conflito, esse veículo de mídia só cresceu. Com a chegada de outros concorrentes de comunicação, perdeu o protagonismo, mas nunca sumiu.

Até hoje o rádio é um instrumento que leva alegria, informação e boa música aos ouvintes. Nesse artigo vamos ver mais sobre o dia mundial do rádio, curiosidades, tema e sugestões de conteúdo. Continua com a gente para saber mais sobre a data.

O dia Mundial do rádio

A data, que é proposta pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em inglês), tem como objetivo celebrar a criação e atividade do rádio ao longo das décadas.

Nela, é sugerido anualmente pela organização um assunto para os radialistas abordem, tanto como programação quanto também para avanço da sociedade de modo geral.

O tema deste ano é “Diálogo, Tolerância e Paz”, que propõe o entendimento por uma conversa democrática sobre questões presentes em nossa sociedade. 

Estas, como as ondas migratórias e a violência contra a mulher, devem ser colocadas em pauta, a fim de que seja gerada uma conscientização do tema por parte do público geral.

A discussão destes assuntos, de modo franco e pacificador, promove que seu inverso impere em uma sociedade civilizada, levando-a a um crescimento igualitário e justo.

Dicas de Conteúdo

Esse tema não é tão simples quanto os mais comuns na web rádio, pois tanto promove uma discussão com a audiência quanto também requer algumas pesquisas sobre o assunto.

Mas fique tranquilo. Vamos te dar algumas dicas de como elaborar o conteúdo para sua programação do dia mundial do rádio. Continue aqui com a gente para saber mais.

Fale sobre a data

Às vezes, pode ser que o foco da sua rádio online não seja o de uma discussão pontual sobre o tema deste ano do dia mundial do rádio, mas isso não significa passar em branco.

Você pode, por exemplo, fazer uma citação durante suas transmissões da data, falando  o dia e motivos da comemoração, tal qual os descritos deste texto. 

Desta forma você tem conteúdo sobre a data, mais uma interação com seu público e o dia mundial do rádio não passa em branco na sua web rádio.

Entreviste convidados

Você pode, também, tentar entrevistar na sua web rádio alguém que esteja dentro dos grupos mais atingidos por posturas que vão contra o tema “Diálogo, Tolerância e Paz”. 

Essa entrevista também pode ser feita com o mesmo recurso de ouvinte convidado do Studio Online, mandando um link de acesso para o convidado falar na transmissão.

Tente uma entrevista com alguém que possa ter sofrido algum abuso, por intolerância, por violência, por xenofobia, assédio ou qualquer outro comportamento que não seja respeitoso.

É importante que as liberdades do indivíduo sejam preservadas. Se a pessoa não quiser falar, não force. Se a pessoa não quiser ser identificada, não o faça. Se o assunto deixar o entrevistado desconfortável, não insista. 

Curiosidades sobre a data

Mesmo com o rádio como conhecemos hoje tendo quase um século de idade, ele nunca teve uma data comemorativa até a entrada do século XXI. 

O dia internacional do rádio foi criado em 2011 e fixado no calendário de eventos do órgão em 2012. A data foi escolhida por ser a mesma do aniversário da rádio das Nações Unidas, criada em 1946 e ativa até hoje.

No Brasil a data nacional do rádio é em 25 de setembro. Ela é uma homenagem ao Edgard Roquette-Pinto, um médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta. 

Além de todas essas especialidades, ele também recebe o título de pai do rádio do Brasil, pois ele foi um dos responsáveis pela primeira transmissão de rádio no país, em 1922.

O dia mundial do rádio busca conscientizar a população da importância do rádio, mesmo com o passar dos anos, como uma plataforma de comunicação central para o desenvolvimento humano.

Em cada ano a UNESCO seleciona um tema a ser discutido além das comemorações. Ele serve para ampliar o debate de problemas que impeçam o crescimento da sociedade como um todo. A solução deles nos faz crescer como grupo e melhor a convivência em coletivo.

Então vamos aproveitar esta data e celebrar as diferenças que nos fazem únicos, transmitindo ao mundo todo pela sua rádio online!

Ainda não tem uma web rádio ? Clique no link abaixe e conheça nossos planos.

http://webradio.techsoftsolucoes.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *