Fake News: Como identificá-las e evitar reportar notícias falsas na sua web rádio

Em um resumo muito curto, notícias são informações a respeito de um fato ou acontecido. Nós fazemos isso desde o princípio dos tempos, informando a respeito de tudo a nossa volta, perigos, oportunidades de alimento, etc. Evoluímos como espécie, também, por aprimorar a capacidade de passarmos e recebermos essas informações.

Com o passar do tempo a comunicação evoluiu e com ela, os meios de entregar notícias. Chegando a era de ouro do rádio, o jornalismo sempre foi sinônimo de rapidez e credibilidade, dando informações quão rápido possível, com confiança e trazendo o máximo de detalhes ao ouvinte.

Com o advento das redes sociais, as informações passaram a ser produzidas e compartilhadas em tempo real, muitas vezes, visando o furo jornalístico, sem uma revisão de fontes ou apuração de fatos. Isso gera episódios em que são produzidas inverdades como fatos. Neste artigo vamos te explicar mais sobre o que é são as Fake News, como identificá-las e como checar as fontes da notícia que você vai reportar na sua web rádio.

O termo Fake News é novo, mas seu uso é bem antigo. Existem reportes milenares de notícias falsas sendo entregues e elas até mesmo mudaram o rumo da história. Por exemplo a notícia falsa do suicídio de Cleópatra, que levou o imperador Marco Antonio a cometer suicídio. Ou até mesmo mais recentes, como a série de reportagens do jornal americano The New York Sun, em 1835, que falava sobre evidências de vida na lua.

Isso significa que notícias sensacionalistas existem há muito tempo e não mostram sinal de que irão acabar. Elas são produzidas com o intuito de informar de forma incorreta a população sobre um fato ou tema, seja por bel prazer ou por aumento de acessos a um site.

É interessante notar que Fake News não é o mesmo que Clickbait: esse último é uma frase ou imagem chamativa, também para aumentar o fluxo de acesso a um site, mas não necessariamente se trata de uma notícia falsa. Ou seja, nem todo Clickbait é Fake News, mas todo Fake News é Clickbait.

Notícias falsas se espalham com mais facilidade nas redes sociais. Elas geralmente apelam para o lado emocional, ou estimulam algum objetivo político, reforçando ainda mais as crenças nesse fato noticiado. É isso que leva a serem compartilhadas com frequência, sendo comentadas sem nem mesmo uma checagem as fontes de fatos das notícias por parte dos usuários.

Isso gera bolhas sociais, muito expressivas online em sites como facebook e twitter, onde as pessoas se afastam de grupos ou discussões com outros que tenham ideias diferentes sobre um mesmo tema ou opiniões divergentes. Com isso as opiniões da pessoa já influenciada pelas notícias falsas são reforçadas, ao mesmo tempo que dificulta ainda mais para que uma notícia falsa seja desmentida.

A Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas (IFLA) publicou algumas dicas para auxiliar na identificação de notícias falsas, visando ajudar o público em geral, sejam formadores de opinião ou só consumidores de informação. São elas:

  • Reflita sobre a fonte da informação: Pesquise por outras publicações do site, veja se são notícias sobre um único tema ou se tem uma agenda, isso é, um propósito em particular
  • Não leia só o título: Títulos são feitos para chamar atenção, então tente ler a história completa antes de divulgá-la.
  • Verifique os autores: Cheque se eles existem mesmo e se são conhecidos no meio jornalístico.
  • Pesquise fontes extra: Busque outras fontes que suportem a notícia que você encontrou primeiro.
  • Confira a data da publicação: Veja se a história ainda é relevante, isso é, se ela ainda é atual ao tema.
  • Considere se é ou não uma piada: O texto pode ser uma sátira de um tema sério, sendo então criado para ser humorístico.
  • Reveja seus preconceitos: Seus ideais podem estar afetando seu julgamento de um tema ou notícia.
  • Consulte especialistas: Procure uma confirmação do fato de pessoas independentes à discussão, com conhecimento no assunto.

Todas as dicas são super válidas para web rádio, pois elas evitam que você reporte inverdades ao seu público. Com isso você sempre levará pra sua audiência as informações mais apuradas, imparciais e de fontes confiáveis.

Isso só agrega a sua web rádio, pois dá mais credibilidade e o seu ouvinte saberá que pode confiar na sua web rádio pra receber as melhores informações sempre. Leve sempre o melhor conteúdo pra sua audiência que ela será fidelizada.

Ainda não tem uma web rádio ? Clique aqui e conheça nossos planos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *